UA - Fazenda Calunga, Mogi Mirim/SP

Realizamos um plantio em uma propriedade privada utilizando três técnicas de semeadura direta: a lanço mecanizado, linhas e covetas. Essas áreas fazem parte da Área de Preservação Permanente da propriedade e não apresentava um potencial significativo de regeneração natural.

Mogi-Mirim - SP


Data do plantio 11/2024
Tamanho da área 13 hectares

Linha do tempo

11 jun 24

UA - Calunga I

Preparo

O preparo da área deu-se início em junho de 2024 com a retirada da biomassa superficial através de gradagens e em seguida a aplicação de herbicida, a fim de dessecar o capim remanescente.

12 jun 24

Diagnóstico - UA Fazenda Calunga I

Diagnóstico

As áreas implantadas está inserida no município de Mogi-mirim/SP, no bioma Mata Atlântica, na bacia do Mogi Guaçu. A fitofisionomia original correspondente é de Floresta Estacional Semidecidual. Há mais de 10 anos, a área havia sido convertida em pastagem. Já houve um plantio para restauração nessas áreas há mais de 6 anos, mas houveram incêndios recorrentes e o retorno do capim exótico. As atividades econômicas principais da propriedade incluem o plantio de cana-de-açúcar.

06 dez 24

Plantio UA - Fazenda Calunga I

Plantio

O plantio de 12,46 hectares foi iniciado no dia 06 de dezembro de 2024, começando pelo polígono destinado ao plantio a lanço, seguido pelo plantio em linhas e, para as áreas de covetas, culminando em todas as operações concluídas em 10 de janeiro de 2025. A semeadura a lanço mecanizada foi realizada com calcareadeira de esteira. Para a semeadura em linhas, utilizou-se um implemento sulcador para facilitar a abertura dos sulcos. As linhas foram adubadas com NPK 04-14-08 com 60g por metro linear. As sementes foram semeadas em linha contínua com aproximadamente de 15 a 20g do mix de sementes por metro linear. Posteriormente, as linhas foram cobertas manualmente com enxadas. O equipamento foi devidamente calibrado para sulcar uma profundidade ideal, a fim de garantir uma acurácia maior. A semeadura em covetas foi realizada no espaçamento 2x2 metros e de forma manual utilizando a enxada para abrir as covetas e cobrir as sementes.