Rede de Unidades de Aprendizagem da Semeadura Direta é lançada para estimular troca de experiências

A Pecsa é uma das empresas que faz parte da ação que está dentro do recém criado mapa de restauração online

Imagem: Placa da Unidade de Aprendizagem (UA) instalada na área de plantio da Pecsa em Nova Canaã do Norte (MT)


A Iniciativa Caminhos da Semente idealizou a Rede de Unidades de Aprendizagem da Semeadura Direta (ReunaSD) com o intuito de tornar as informações técnicas de diversas áreas restauradas com o método, disponíveis ao público em geral a partir de um mapa online. Para conhecer o mapa: clique aqui.


Além dos dados técnicos das diferentes etapas do processo de implementação da restauração das Unidades de Aprendizagem (UAs), algumas delas possibilitam o agendamento para visitas técnicas conforme dados fornecidos no mapa no site da Iniciativa. 


A Iniciativa Caminhos da Semente vem prestando apoio técnico para novos plantios e apoia a troca de experiências para estimular o uso e favorecer boas práticas para implantação. “As Unidades de Aprendizagem oferecem informações técnicas sobre os plantios e poderão ser utilizadas para visitas de campo e divulgação geral do método para vários públicos, comprovando sua efetividade”, destaca a coordenadora de capacitação da Iniciativa Caminhos da Semente e pesquisadora da Agroicone, Iara Basso.


Uma das participantes é a Pecsa, empresa de pecuária sustentável em Mato Grosso (MT). Em dezembro de 2019, a PECSA destinou uma área de 2 hectares de uma propriedade no município de Nova Canaã do Norte (MT) para testar o método, com objetivo de aumentar o número de espécies para restauração e também a otimização da operação. 


O resultado até o momento tem se mostrado satisfatório, sendo que o monitoramento registrou que das 30 espécies semeadas, 15 espécies nativas foram estabelecidas e mais 4 de adubação verde, totalizando 15.000 indivíduos/ha. Houve também baixa cobertura de capim, que foi controlado com aplicação localizada de herbicida. 


A motivação, segundo o engenheiro Florestal Thiago Farias Nogueira, nasceu do propósito da empresa em conciliar produção agropecuária com a conservação ambiental. “Percebemos que o maior benefício é a riqueza de experiências e a diversidade de arranjos de plantios por meio do método de semeadura direta. É muito rico poder compartilhar da experiência, do método, dos custos e principalmente dos resultados”, destaca.


Desta forma, propriedades rurais, empresas e organizações diversas estão sendo convidados a participar da construção colaborativa do mapa, compartilhando dados e resultados das experiências com a semeadura direta para a constante evolução da ferramenta online. Organizações que possuem áreas restauradas com semeadura direta podem fazer parte da ReunaSD) efetuando o cadastro no site. Para saber mais: clique aqui


Outro diferencial do Mapa de restauração ecológica com semeadura direta no Brasil são informações adicionais para quem deseja restaurar com sementes, como redes de coleta e comercialização de sementes nativas e organizações prestadoras de serviços de restauração ecológica que trabalham com o método.