Curso sobre Restauração Ecológica de Vegetação Nativa é disponibilizado gratuitamente e online

São 11 aulas com várias etapas e diversos métodos, incluindo regeneração natural e semeadura direta

Está disponível, de forma gratuita, na página da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica – SOBRE, o Curso de Restauração Ecológica de Vegetação Nativa. Ao todo, são 11 aulas, com cerca de 1 hora cada, abordando as principais etapas da restauração e casos concretos com uso de diversas técnicas de restauração consagradas, incluindo a semeadura direta.

 

A capacitação foi idealizada para preparar mais de 250 técnicos do Sistema Ambiental paulista para a elaboração e análise de projetos de restauração ecológica, em capacitação interna ocorrida nos meses de agosto e setembro, e que agora está disponível também para público externo. Entre os temas abordados estão conceitos-chave para o desenvolvimento do tema, bem como sua aplicação em casos concretos com uso de diversas técnicas de restauração consagradas. O público-alvo são técnicos de meio ambiente, consultores, proprietários e possuidores rurais e demais interessados na restauração de áreas degradadas e numa melhoria na geração de serviços ecossistêmicos providos pelas áreas com vegetação nativa.

 

Dentre as aulas disponíveis nesses curso estão a restauração por meio da regeneração natural, com o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Daniel Vieira, restauração com semeadura direta em formações florestais, com os técnicos da Agroicone e da Iniciativa Gustavo Rocha e Edezio Miranda, e restauração com semeadura direta em formações savânicas e campestres com Alexandre Sampaio do ICMBio e Isabel Schmidt da Universidade de Brasília. Eduardo Malta e Juliano do Nascimento, do Instituto Socioambiental e colaboradores da Iniciativa, ministraram aula sobre coleta e beneficiamento de sementes nativas. Rafael Chaves, presidente da SOBRE e servidor da SIMA, deu a aula sobre monitoramento de resultados da restauração.

 

A ação é uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Agroicone, Iniciativa Caminhos da Semente e a The Nature Conservancy Brasil (TNC), com apoio técnico e financeiro do Partnerships for Forests (P4F) - Programa do Reino Unido.

 

Confira o curso completo no canal do Youtube da SOBRE: 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLaGN8EFs4_ziJyayx_LMBbK-z6aZc6CNX


Imagem: Regulagem da quantidade de sementes a serem dispersadas por m² de forma mecanizada na área de plantio