A semeadura direta como oportunidade para restauração ecológica no setor canavieiro é tema de série no canal CanaTube

A ideia surgiu a partir de uma parceria entre ORPLANA, Solidaridad e Iniciativa Caminhos da Semente

Atuando como rede colaborativa entre diferentes setores, a Iniciativa Caminhos da Semente tem buscado desenvolver por meio de parcerias estratégias para disseminar informações sobre o método de semeadura direta para a recuperação de vegetação nativa. 


Por meio de um trabalho em conjunto com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil - ORPLANA e Solidaridad foi criada a série “A semeadura direta como oportunidade para restauração ecológica no setor canavieiro”. A série, veiculada no canal do Youtube CanaTube ao longo de junho e julho, contou com 7 módulos, contendo 8 vídeos que abordaram diversos aspectos relacionados com o método de semeadura direta a partir da visão de diferentes atores envolvidos com a temática. 


A série objetivou apresentar o método de semeadura direta para o setor canavieiro com foco no Estado de São Paulo, tendo em vista que ainda é pouco difundido no setor da cana e no estado como um todo.


De acordo com o gestor Executivo da ORPLANA, Celso Albano de Carvalho, a ação em conjunto, além de apresentar o método, serviu para abordar principais dúvidas quanto à implementação, desde o preparo da área, plantio, manutenção, custos, sementes, entre outros assuntos relevantes para o tema.


Como ponto de destaque na atividade realizada, Carvalho enfatiza as parcerias que vem se solidificando entre agentes da cadeia sucroenergética e seus apoios, no sentido de esclarecer, orientar e direcionar tanto técnicos, como produtores de cana e suas associações. 


“É de extrema importância aproveitar esta oportunidade de acesso a profissionais capacitados e focados na valorização e conciliação das atividades agrícolas e manutenção, restauração e preservação dos ativos ambientais das propriedades rurais”, acrescenta.


Saiba mais sobre à série “A semeadura direta como oportunidade para restauração ecológica no setor canavieiro”


Vídeo 01

A iniciativa visa apresentar o método da semeadura direta para o setor como oportunidade para dar escala à restauração ecológica no estado de São Paulo

Link do vídeo: https://lnkd.in/e6vyj9B


Vídeo 02

Você sabe o que é a semeadura direta? 

O engenheiro Florestal da Baobá Florestal, Paolo Sartorelli, explica o que é o método, como ele ganhou reconhecimento no Brasil, suas diferentes possibilidades de implantação, entre outras informações.

Link do vídeo: https://youtu.be/uNi1Noc42z4


Vídeo 3 – Parte 1

Como escolher o método de recuperação da vegetação nativa?

O especialista em restauração ecológica Daniel Vieira da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia explica os principais fatores que devem ser levados em consideração na escolha do método para recomposição de áreas degradadas.

O vídeo 3 - parte 1 da série “A semeadura direta como oportunidade para restauração ecológica no setor canavieiro", pode ser acessado pelo link:

Link do vídeo: https://lnkd.in/e9_jBvb


Vídeo 3 - Parte 2

Com diagnóstico da área feito e o método definido, como se dá a implementação de cada um?

O especialista em restauração ecológica Daniel Vieira da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia traz os conceitos e exemplos reais da aplicação dos principais métodos para recomposição de áreas degradadas em diversas formações vegetais.

Link do vídeo: https://youtu.be/RtvRD_yarqk


Vídeo 4

Como implantar a semeadura direta em vegetações florestais?

O Engenheiro Florestal Paolo Sartorelli da Baobá Florestal explica as diferentes formas de preparo da área, implantação, manutenção e apontamentos para o monitoramento de plantios com a semeadura direta.

Link do vídeo: https://youtu.be/csx66LqpBjc


Vídeo 5

Como se dá a implantação da semeadura direta em vegetações savânicas e campestres?⠀

O analista ambiental do ICMBio Alexandre Sampaio explica a importância da recomposição das vegetações campestres e savânicas do Cerrado e as atividades necessárias para o preparo da área, implantação e manutenção de plantios com a semeadura direta para essas vegetações.⠀

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mSOYQvQB7iI

Vídeo 6

Onde a semeadura direta já está presente no Brasil?⠀

O especialista em restauração ecológica da Iniciativa Caminhos da Semente Maxmiller Ferreira apresenta onde o método da semeadura direta já vem sendo implantado no país e resultados de algumas dessas áreas.⠀

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ki14ltmXatk


Vídeo 7

Com o projeto de semeadura direta pronto, como elaborar a muvuca (mistura de sementes) e onde encontrar as sementes nativas?⠀

O engenheiro Florestal Paolo Sartorelli da Baobá Florestal explica o que deve ser levado em consideração para a elaboração da muvuca, tanto para formações florestais, quanto campestres e savânicas, além de indicar onde é possível adquirir as sementes nativas para os plantios com o método da semeadura direta.⠀

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=afbPQ5IgTYI